top of page

Mantuccini™ - cantucci ao estilo Macadâmia Bela Vista

Todo italiano ou descendente de italiano que se preze, conhece o cantucci. O famoso biscoitinho - aliás, biscoito vem da palavra biscotti, que em italiano significa assado 2 vezes - é usualmente apreciado junto com café ou também com o vinsanto (vinho de sobremesa licoroso feito a partir de uvas semipassificadas, que quer dizer que já viraram uva passa).

O tradicional cantuccini (em português seria algo como cantutinho) é feito com farinha de trigo e amêndoas, mas, como na nossa casa de ferreiro, o espeto é de ferro mesmo, nós criamos a nossa versão brasileira: Mantuccini.

No Mantuccini, usamos uma parte da farinha de macadâmia, e substituimos as amêndoas por macadâmias picadas!




Ingredientes:


Modo de preparo

  1. Pré-aqueça o forno a 180ºC.

  2. Em uma tigela peneire a farinha, o fermento e o sal. Acrescente a casca de Limão ralada, tomando cuidado para não ralar a parte branca que é amarga.

  3. À parte, bata os Ovos com o Açúcar até que a mistura fique quase branca e espumosa.

  4. Acrescente a Baunilha, o Mel e misture.

  5. Acrescente os secos à mistura de Ovos aos poucos, misturando bem até que todos os ingredientes fiquem incorporados.

  6. Ao final acrescente a macadâmias picadas torradas e misture bem com as mãos até que todos os ingredientes se integrem bem.

  7. Polvilhe uma bancada com farinha, transfira a massa e polvilhe mais um pouco de farinha por cima. Trabalhe a massa até que fique homogênea e forme uma bola lisa.

  8. Divida a massa em partes iguais e molde cada uma delas em formato de um cilindro de aproximadamente 2 cm de diâmetro.

  9. Disponha os cilindros em uma assadeira forrada com papel manteiga, deixando uma boa distância entre eles para que não grudem - vão crescer no forno.

  10. Leve a assadeira ao forno pré-aquecido até que os filões estejam dourados por fora mas ainda levemente úmidos por dentro, o que deve levar uns 15 minutos.

  11. Deixe esfriar por 5 minutos, e usando uma faca bem afiada fatie-os em sentido oblíquo, em tiras de 1,5 cm de espessura.

  12. Coloque os biscoitos de volta na assadeira, agora virados de lado, e volte para o forno para que acabem de secar e fiquem dourados - o que deve levar cerca de 7 minutos.

  13. Deixe os biscoitos esfriarem completamente antes de servir, para que endureçam e fiquem crocantes - quando saírem do forno ainda estarão muito macios.

44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page