4 de setembro - Dia nacional da macadâmia

Atualizado: 2 de set.

Assim como fizemos com a noz, importamos a data para comemorá-la e preparamos esse texto com algumas informações sobre a rainha das nozes!



A origem da Macadâmia


A história da macadâmia data de milhões de anos atrás, nas florestas tropicais da costa leste da Australia.

Muito antes da chegada dos Europeus, o povo Aborígene se reunia nas cordilheiras do lado oeste da ilha para se alimentar das sementes de duas árvores perenes. Uma delas, eles chamavam de Kindal Kindal, que era a Macadâmia. Os aborígenes tinham outros nomes para a macadamia, incluído Boombera, Jindill e Baupal.

A Macadâmia não era comida básica, era considerada uma iguaria e era valorizada e recolhida onde quer que fosse encontrada. Também era comercializada entre tribos e usada ​​como presentes cerimoniais especiais em corroborados (encontro cerimonial dos aborígenes). As mulheres aborígenes colhiam macadâmia nos seus coolamons (espécie de travessas de madeira feitas para carregar objetos) onde as transportavam até os lugares de banquetes. Eles removiam o carpelo e quebravam a casca usando pedras com recortes especias (a macadâmia era colocada sobre a pedra plana, com os vãos propícios e batiam nela com uma pedra maior, colocando uma força distribuída igualmente na casca, com o objetivo de manter a noz inteira).

Ainda é possível encontrar macadâmias selvagens nas florestas da Austrália, apesar dessa variedade estar em extinção atualmente.

wild macadamia tree
Na placa "Walter Hill Macadamia tree - planted in 1858"

"This tree, a Macadamia Integrifolia seedling, was placed by Walter Hill, a Superintendent of the Brisbane Botanical Gardens in 1858. It originated from a wild macadamia tree in south-east Queensland rainforest and is believed to be the first macadamia tree planted by Caucasians. It represent the birth of the world macadamia industry"

"Essa árvore, uma Macadâmia Integrifolia, foi plantada por Walter Hill, um Superintendente do jardim botânico de Brisbane em 1858. É originária de uma macadâmia selvagem do sudeste da floresta de Queensland e acredita-se que é a primeira macadâmia plantada por Caucasianos. Ela representa o nascimento da indústria mundial da macadâmia."




Sobre a plantação de Macadâmia

Pesquisando sobre a história dessa deliciosa noz, descobrimos que foi apresentada aos

pomar de macadamia na asutrália
Pomar de macadâmia na Austrália

Europeus no início dos anos 1820, mas só foi "batizada" cerca de 30 anos depois pelo químico escocês-australiano John Macadam.

Mais o menos em 1880 as árvores de macadâmia foram plantadas .no Havai no entorno das plantações de cana, somente para protegê-las do vento. Foi só em 1888 que a noz começou a ser realmente cultivada no país.

Enquanto isso, o cultivo crescia na Austrália também, e no final dos anos 1990 já haviam mais nozes de origem australiana que havaiana no mundo.


E sobre a macadâmia no Brasil?


A macadâmia chegou ao Brasil no final dos anos 1950 e demorou alguns anos para que os agricultores conhecessem (e ainda mais para criarem coragem) para iniciar uma cultura tão diferente de tudo o que estavam acostumados.

Hoje, os estados de São Paulo, Minas Gerais, Espirito Santo e Rio de Janeiro são representantes dessa cultura tão única e diferenciada. Enquanto país, ainda estamos engatinhando se pensarmos nas inúmeras possibilidades que temos.


Sobre a Macadâmia Bela Vista.

Com clima, altitude e sol favoráveis, iniciamos nosso pomar no final dos anos 1980, o que significa que parte das nossas árvores já tem 30 anos. Elas estão em produção plena e.já passam dos 10 metros de altura. Se nos basearmos nas árvores Australianas, podemos esperar árvores produtivas até os 100 anos, e passando dos 15m de altura.




Feliz dia da macadâmia, à todos os amantes da rainha das nozes.



Fontes:

https://www.hppgroup.com/macadamias/

https://www.punchbowl.com/holidays/national-macadamia-nut-day

https://nationaltoday.com/national-macadamia-nut-day/



20 visualizações1 comentário