Curiosidades sobre o plantio e manejo da Macadâmia

5 informações essenciais para você entender mais sobre a rainha das nozes!





01- Quanto tempo, do plantio até a primeira safra?


Do momento do plantio até o aparecimento das primeiras nozes, são cerca de 3 anos. Mas a primeira safra que consideramos como comercial, é a do quinto ano, quando já se colhe cerca de 6-8kg de macadamia por pé.



02- Qual o espaçamento das árvores?


As árvores são plantadas em uma grade de 6x8m. São ruas com 8m de largura, isso porque as árvores crescem até 20m de altura e sua copa chega a ocupar mais de 8m de diâmetro (com cerca de 30 anos de idade).

É uma cultura que exige cuidados mensais com maquinário grande, por isso é necessário deixar esse espaço.



03- Quais as principais pragas?


A macadâmia tem diferentes pragas ao longo do seu desenvolvimento. Na fase da florada, o maior problema são os fungos e ácaros, depois de formadas, o bicho furão, os ratos e esquilos são os que mais causam estragos. Isso sem contar fatores climáticos, como seca, calor extremo, geadas...As vezes não basta irrigar as árvores, pois a umidade do ar tem bastante impacto no desenvolvimento delas.



04- Tem mais de uma safra por ano?


Sim! Como os rácimos de flor são induzidos principalmente pelo frio e na região de Amparo, onde está localizado nosso pomar, temos mais de uma onda de frio por ano, nossas árvores produzem o ano todo. A grande safra se colhe em janeiro/fevereiro, até meados de julho. Em outubro/novembro começamos a colher novamente, dessa vez, em menor quantidade.




05- Quanto tempo do aparecimento dos rácimos, até a colheita?


Desde o aparecimento dos rácimos até que as macadâmias estejam prontas para a colheita, se passam cerca de 8 meses.

No primeiro mês são formadas as flores, logo em seguida elas são polinizadas (ou não) e se inicia o processo de desenvolvimento das nozes, que vai desde os chumbinhos (nozes ainda bem pequenas, quando a casca ainda não está dura), até o amadurecimento total.


47 visualizações0 comentário